fbpx
Site Loader

Na moda, muitas organizações estão se adaptando às novas circunstâncias que o ambiente exige e trazendo muitas inovações para o setor com a ajuda da tecnologia. Agora vale tudo, o momento é crucial e empresas que querem se manter de pé estão apostando em soluções tecnológicas como desfiles virtuais, transmissões ao vivo, design 3D, trabalho remoto, fotografia remota e muito mais. Confira como a tecnologia trouxe novidades aos processos tradicionais da Indústria da Moda:



Desfiles Virtuais

Mesmo diante da pandemia mundial da covid-19, a Shanghai Fashion Week 2020 aconteceu, mas com uma grande mudança, todo o evento foi realizado totalmente on-line em parceria com o site de comércio eletrônico Alibaba. Com isso, a Shanghai Fashion Week se tornou a primeira semana de moda do mundo a apresentar um line-up inteiramente virtual, para o outono/inverno de 2020. 

O modelo “See Now, Buy Now” em que os desfiles foram realizados permitiu que qualquer pessoa acompanhasse e adquire-se em tempo real por seu smartphone o lançamento das peças de mais de 150 designers e marcas que usaram a transmissão ao vivo como plataforma de lançamento para mais de 1.000 produtos de suas coleções.

Nos últimos dias o desfile virtual realizado pela estilista africana Anifa Mvuemba viralizou nas redes sociais por, principalmente, incluir a tecnologia 3D na apresentação da coleção Pink Label Congo, da grife Hanifa. O uso da computação gráfica deu às “roupas flutuantes” um efeito de movimento comum àquele observado nas modelos de passarela em desfiles tradicionais.

O desfile virtual durou um pouco mais de 14 minutos e foi postado diretamente nas redes sociais e difundiu-se rapidamente. Em tempos de pandemia as soluções digitais na moda permitiram que marcas como a grife Hanifa e eventos como a Shangai Fashion Week adaptassem seus desfiles tradicionais ao novo cenário.

Desfile Digital realizado na Shanghai Fashion Week de 2020
Desfile virtual de Anifa Mvuemba

Fotografia Remota

Mesmo com os desafios da quarentena e isolamento social muitos fotógrafos aderiram à soluções digitais para continuar trabalhando. 

No mundo inteiro pudemos ver “ensaios fotográficos à distância”, realizados por meio de aplicativos de transmissões ao vivo e vídeo-chamadas, onde o profissional guia o modelo e capturam a imagem por meio de seu smartphone. 

A edição de abril da revista Vogue Itália também contou com a fotografia remota para o ensaio da super modelo Bella Hadid que usou os cômodos da sua casa como cenário. Entre os famosos, Robert Pattinson virou assunto ao estampar a capa da última edição da revista QG com fotos tiradas por ele mesmo em sua casa. As fotos rodaram as redes sociais entre os assuntos mais comentados.

Imagens dos ensaios realizados por Robert Pattinson e Bela Hadid

Não há como prever se as novas tendências digitais vão substituir os modelos tradicionais de fotografia e desfiles, que já estamos acostumados. 

A prática de fotografia remota dificilmente dominará por completo o mercado fotográfico porém, esta pode vir a se tornar uma opção de técnica fotográfica viável para determinados ensaios com certas particularidades no conceito das fotos, no orçamento ou em que há incompatibilidade de agendas entre modelo e fotógrafo.

No caso dos desfiles, estes eventos já vinham sofrendo com o efeito da fadiga do produto impulsionada pelo meio digital, onde consumidor tinha o primeiro contato com as peças antes mesmo destas chegarem nas lojas, geralmente pelas redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Snapchat ou em Red Carpets transmitidos on-line e pela televisão.

Dificilmente o modelo digital substituirá os desfiles tradicionais visto como mega eventos que reúnem centenas e milhares de pessoas em uma exibição exclusiva dos lançamentos de uma coleção. Neste caso, um modelo híbrido que une tradição e inovação pode ser uma ótima solução para atrair mais espectadores com a realização do evento presencial e transmissão on-line. 

Porém o desfile híbrido não é algo totalmente inédito na Indústria da Moda. Grandes marcas e conceituadas casas de moda já realizaram eventos deste tipo como o Victoria’s Secret Fashion Show que durante anos contou com milhares de espectadores ao redor do mundo em seus desfiles anuais super produzidos transmitidos na televisão. E como o desfile mais recente da marca de lingerie Savage x Fenty em 2020, da cantora Rihanna produzido como um verdadeiro show com a exibição de peças da coleção presenciais e transmitidas ao vivo pelo YouTube. Podemos esperar que as condições atuais atuem como estímulo para o crescimento da realização de desfiles transmitidos on-line.

Há muitas opções no mercado que se baseiam em modelos tradicionais e mais convencionais porém, com o desafio que a Indústria encara diante das grandes mudanças tecnológicas e um cenário totalmente desconhecido pós-pandemia as novas tendências tecnológicas vão determinar a obsolescência de muitas práticas usuais do mercado.



E se você quer conhecer o sistema Etiqueta Certa e como o desenvolvimento das etiquetas será mais seguro e produtivo com ele, entre em contato conosco pela nossa aba “Contato” ali em cima ou clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.

Fontes:

https://fhox.com.br/inovacao-tech/covid-19-nova-edicao-da-vogue-italia-traz-ensaio-feito-remotamente/

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2020/04/18/fotografa-se-reinventa-com-ensaios-a-distancia-durante-pandemia-missao.ghtml

https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/13/fas-dizem-que-robert-pattinson-ficou-parecido-com-o-seu-peru-em-ensaio.htm

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/13/pattinson-nao-treina-para-batman-e-quase-explode-microondas-na-quarentena.htm

https://vilanovaconceicaosp.com.br/shanghai-fashion-week-2020-digital/

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/semanas-de-moda-on-line-veja-destaques-em-xangai-e-na-russia

https://news.cgtn.com/news/2020-03-26/Shanghai-Fashion-Week-takes-place-through-online-streaming-PaFBYwFf8s/index.html

https://www.scmp.com/magazines/style/news-trends/article/3080708/fashion-motoring-and-luxury-launches-will-never-be-same

https://lorenabueri.r7.com/designer-anifa-mvuemba-lanca-nova-colecao-em-desfile-3d/

Post Author: Ruth Mineo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.