fbpx
Site Loader

Num post mais antigo daqui do blog, te explicamos as regras de como informar os nomes das fibras nas etiquetas e hoje vamos dar um destaque aos limites de tolerância ao determinar os percentuais das fibras na composição têxtil.


Como você já deve saber, o regulamento de etiquetagem exige a indicação dos nomes das fibras têxteis ou filamentos têxteis e seu conteúdo expresso em percentagem em massa (%). 

Os produtos têxteis compostos de duas ou mais fibras ou filamentos têxteis em que nenhum deles atinge 85% da massa total, na etiqueta você deverá informar o nome de cada fibra presente no produto, seguidas do seu percentual em massa.

Será admitida uma tolerância de ±3%, para cada fibra têxtil ou filamento têxtil em separado. Essa tolerância é a diferença entre os percentuais indicados.

No caso dos produtos têxteis compostos por duas ou mais partes que possuem composições diferentes, você deve indicar a composição separadamente, identificando cada uma delas.

Essa indicação só não é obrigatória quando as partes do produto representem menos de 30% da massa total do produto.

É importante lembrar que no cálculo da percentagem não se leva em consideração os forros.

No caso de produtos puros ou 100%, são tolerados até 2% em massa de outras fibras ou filamentos têxteis, desde que essa quantidade seja justificada pela fabricação e não que elas tenham sido adicionadas propositalmente nesse produto.

Já em produtos têxteis provindos da técnica de cardagem, são tolerados até 5% em massa de outras fibras ou filamentos têxteis, mas assim como no caso dos produtos puros, elas não podem ter sido adicionadas propositalmente.

Nos produtos de lã virgem ou lã de tosa, a tolerância para impurezas fibrosas é de 0,5% e deve ser justificada pelos processos fabris.

Se você ainda tiver alguma dúvida, é só comentar o post. E se quiser conhecer o sistema Etiqueta Certa e como com ele o desenvolvimento das etiquetas será mais seguro e produtivo, entre em contato conosco pela nossa aba “Contato” ali em cima ou clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.

Post Author: etiquetacerta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.