fbpx
Site Loader


Presente nas etiquetas, as informações de cuidados para conservação do produto são indicadas em pequenos símbolos padronizados e regulamentados pela ABNT e INMETRO. Estes símbolos comunicam ao seu consumidor a melhor forma de higienizar a peça e fazer com que as roupas durem por mais tempo.



Os símbolos de cuidados para conservação do produto têxtil foram desenvolvidos pela GINETEX – Associação Internacional para Etiquetagem de Cuidado Têxtil, que possui os direitos autorais de uso. O intuito da GINETEX ao desenvolver os símbolos é que eles sejam reconhecidos em todos os países, independentemente do idioma local.

No Brasil, o regulamento de etiquetagem têxtil diz que os cuidados para conservação dos produtos têxteis devem seguir a norma NM ISO 3758: 2013, que estabelece um sistema padrão de símbolos gráficos baseados na simbologia GINETEX.

Ao todo são 41 símbolos, divididos nos processos de lavagem, alvejamento, passadoria, secagem e limpeza profissional, e a disposição deles nas etiquetas são definidos por regras estabelecidas pelo Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis que foi aprovado e internalizado através da Portaria Inmetro n° 296, de 12 de junho de 2019.


Símbolos e seus significados

E mesmo sabendo da finalidade destes símbolos, na hora de interpretar cada um surgem várias dúvidas. O que cada um quer dizer?

Em todas as etiquetas os símbolos devem aparecer na seguinte ordem: lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e limpeza profissional. E a partir dessa leitura inicial podemos entender o que cada um nos informa.

Lavagem

A tina, nome dado ao símbolo, é acompanhada de números que representam a temperatura máxima da água para lavagem da peça. Os traços representam o modo de lavagem na máquina: ciclo normal quando não houver traços, ciclo suave quando houver um traço e, ciclo muito suave quando houver dois traços.

Em alguns casos a tina apresenta o desenho de uma mão dentro d’água, informando que a peça deve ser lavada à mão em temperatura máxima de 40 graus celsius.

No caso da tina com um X sobreposto, a peça não deve ser lavada e deverá passar por um processo de limpeza profissional representada por outro símbolo.


Alvejamento

O triângulo é o símbolo usado para informar o processo de alvejamento. Há três variações deste símbolo: o triângulo vazio indica que qualquer tipo de alvejante pode ser usado na peça, o triângulo com dois traços diagonais indica que não é permitido o uso de alvejantes clorados e, o triângulo sobreposto por um X proíbe o uso de qualquer tipo de alvejante no produto.

Secagem

Para indicar os meios de secagem do produto são utilizados os símbolos em forma de quadrado em diferentes variações. Para secagem em tambor, o símbolo apresenta um quadrado preenchido por um círculo: com um ponto indicando a necessidade de secagem em temperatura baixa, com dois pontos indicando a necessidade de secagem em temperatura normal e, com um X sobreposto que não permite o uso de tambor para a secagem.

Quando o quadrado for acompanhado de traços verticais, a pela deve ser secada em varal por gotejamento (dois traços verticais) ou sem gotejamento (um traço vertical). Os traços horizontais indicam secagem em plano por gotejamento (dois traços verticais) ou sem gotejamento (um traço vertical). A presença do traço diagonal em alguma das variações destes símbolos na região superior do quadrado indica que a peça deve ser seca na sombra.

Passadoria

O desenho de um ferro de passar roupa representa os símbolos de cuidados na passadoria do produto. Quando o símbolo apresentar um ponto na parte interna do desenho, indica que a temperatura máxima da base do ferro deve ser de 110ºC. O símbolo com dois pontos informa que a temperatura máxima do ferro deve ser 150º C e, com três ponto a temperatura máxima deve ser de 200ºC. No caso do X sobreposto ao símbolo gráfico, a peça não deve ser passada de maneira alguma.

Limpeza Profissional

Nos cuidados de limpeza profissional, a letra P dentro de um círculo representa limpeza a seco com o uso de tetracloroetileno em processo normal (com um traço) ou processo suave (com dois traços). No caso da letra F representada dentro do círculo, é indicado limpeza a seco da peça em processo normal (com um traço) ou processo suave (com dois traços). Quando a etiqueta apresentar um círculo vazio com um X sobreposto, a peça não deve ser limpa a seco.

A representação do círculo com a letra W dentro, indica limpeza à úmido em processo normal (com um traço) ou processo suave (com dois traços). E por fim, quando este mesmo símbolo apresentar um X sobreposto, não é permitida a limpeza à úmido da peça.

E se você quer conhecer o sistema Etiqueta Certa e desenvolver etiquetas de maneira mais produtiva e segura, entre em contato conosco pela nossa aba “Contato” ali em cima ou clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.

Post Author: Ruth Mineo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.