fbpx
Site Loader

Tudo o que você precisa saber sobre a nova norma da ABNT: NBR 16933

Existem muitas dúvidas em torno da norma NBR 16933 – ABNT. Para te explicar melhor, entenda que NBR é a abreviação de Norma Brasileira. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos no Brasil.

Fita métrica. Medidas são essenciais na NBR 16933
Medidas- NBR 16933

Desde 2012 sem medidas oficiais para o vestuário feminino, o mercado brasileiro conta agora com uma nova referência de vestibilidade: a NBR 16933. 

Desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o intuito da norma é  indicar os principais biótipos femininos das mulheres brasileiras. A ABNT acredita que um país só pode evoluir se tiver padrões muito bem definidos , desenvolvidos e que tenham um processo evolutivo.

É neste sentido que a ABNT é uma entidade que presta um serviço de enorme relevância à sociedade brasileira de uma maneira democrática e aberta com participação de representantes da sociedade através de diversos comitês técnicos.

Antes de mais nada, desenvolvemos um infográfico com tudo o que você precisa saber de maneira resumida. Para ter acesso baixe aqui


Entendendo a NBR 16933

Estilista tirando as medidas do manequim. Foto do post sobre a NBR 16933
Estilista – Fonte Banco de Dados

Os padrões devem ser estabelecidos de forma clara e transparente baseados em estudos e dados técnicos. A NBR 16933 foi construída por um comitê técnico através de estudos e discussões. 

Fica claro que existe uma necessidade de desenvolver parâmetros que possam realmente otimizar as compras, afinal, quem gosta de comprar errado e ter que trocar ou devolver a peça?

Por isso, a norma não é baseada nas medidas das roupas, e sim nas medidas do corpo feminino, e foi desenvolvida com o intuito de ajudar na hora do desenvolvimento da modelagem, tornando-a mais assertiva

Contudo a primeira norma publicada com esse propósito foi publicada em 1995 e já trazia sugestões de padrões para corpos femininos, masculinos e infantis. No entanto, o que observaram é que essa norma atendeu até o momento.

Atualmente com o uso da tecnologia, foi possível criar uma normativa mais assertiva que beneficia não só o consumidor final, mas também o fabricante ao confeccionar peças com mais assertividade em relação aos referenciais de tamanhos.  


Padrão de medidas X Vestibilidade

Existem fabricantes que trabalham com tabelas e formas de corpos de outros países. Outros se arriscam em medir as peças de roupas em seu próprio corpo. Podemos entender o perigo disso. 

Não ter um referencial confiável representa um maior consumo de tecido para atender as demandas. Neste sentido, quando pensamos no varejo, podemos entender que não ter esse referencial pode acarretar em mais custos para manter departamentos de troca, além de uma maior equipe alocada em provadores. 

Como dissemos, a NBR 16933 não fala sobre padronização, e sim sobre vestibilidade com referência ao corpo feminino. A partir dos biótipos você tem as referências das medidas do corpo feminino, possibilitando confeccionar uma roupa com uma modelagem mais assertiva para o consumidor. 

A ABNT se esforça sempre para criar normas estratégicas que beneficiem as empresas e consumidores. Inclusive irão lançar no próximo mês a norma ESG (Environmental, social and Governance), tornando o Brasil o primeiro país do mundo a lançar uma norma que servirá como base para uma norma internacional ISO. 

Para você aprofundar o assunto, criamos um infográfico sobre a NBR 16933

Por que criaram a norma?

Independente de você ser fabricante de roupa ou revendedor, é consensual que somos também todos Pessoas Físicas. Essa norma foi feita pensando em nós consumidores. Afinal, ninguém gosta de comprar uma roupa para ter que trocar, fazer reparos ou ter que devolver. 

Mas antes de adentrar nas especificidades sociais, vamos primeiro tratar de um tema que fica nos bastidores. Você já ouviu falar da Lei da Liberdade Econômica?

A princípio essa lei específica que se na regulamentação nacional não tiver norma para determinado produto, ou se existir essa norma, porém estiver desatualizada (considera-se desatualizada uma lei com mais de 3 anos), o Brasil deve adotar uma norma internacional para suprir essa defasagem. 

O grande problema aqui é que quando isso acontece, o Brasil pega emprestado normas de outro país, com dinâmicas econômicas e sociais totalmente diferentes!  

Se a ABNT não atualizar ou criar normas que direcionam os confeccionistas e marcas nacionais, corremos o sério risco de adotar normas elaboradas para pessoas diferentes, com biótipos e climas que podem ser opostas ao Brasil. 


Como foi criada a NBR 16933?

A longa demora na elaboração desta norma é justificada devido a grande variedade de biótipos existentes no território brasileiro, o que demanda uma maior amostragem para estudo, o que acaba exigindo assim mais tempo para o levantamento dos dados necessários. 

Primeiramente o objetivo central foi entender o que é o corpo da mulher brasileira. Para isso foi realizado um estudo utilizando a tecnologia body scanner, onde foram escaneadas mais de 7 mil mulheres com diferentes biótipos.

Hoje com a NBR 16933 temos uma grande revolução quando pensamos na busca de referência de medidas que atendam aos diversos biótipos de mulheres brasileiras. 


NBR 16933 e E-commerce de Moda

A NBR 16933 vai atender o mercado de vendas de roupa online
E-commerce

A pandemia acelerou expressivamente o comércio eletrônico. Mediante a mudanças de hábitos e manequins da população brasileira ao longo dos últimos 20 anos, foi necessário a criação de alguns parâmetros para sustentar a segurança na hora da compra. 

Dessa forma as marcas e os confeccionistas também tiveram que se adaptar à nova realidade.

Isso demandou novas soluções para gerar maior assertividade dentro de uma agenda que carrega também a sustentabilidade financeira da empresa. 

A evolução nessa norma veio justamente e principalmente para atingir as empresas de pequeno e médio porte, criando um background que vai viabilizar uma série de referência do corpo. 


Estrutura da NBR 16933

A norma é dividida em duas partes. 

A primeira elucida como indicar a vestibilidade da peça, sendo que as especificações das medidas podem variar de acordo com o segmento e nicho.

A segunda parte é um anexo informativo com exemplos de medidas. 

Mas afina, como as empresas irão adequar os moldes às tabelas da NBR 16933 da ABNT?

Em primeiro lugar, é importante frisar que as confecções ao se adequarem a NBR 16933, devem respeitar o seu segmento. Afinal, a intenção aqui é confeccionar roupas que atendem nossos clientes, não é mesmo? 

Tendo isso em mente, é necessário que as empresas conheçam a nova tabela a fim de compararem com a sua tabela atual. A tabela da sua confecção está de acordo com o público que você quer atender?  

No momento de adequação à norma, vale uma revisão ou uma nova elaboração de tabelas, adaptadas às necessidades da sua empresa a partir de características do seu público-alvo .

Resumo

  • As normas são norteadoras de processos, sejam relacionados a desenvolvimento, produção ou a testes de qualidade através de ensaios laboratoriais.
  • Trata-se de um importante documento referencial para desenvolvimento de projetos de produtos de vestuário feminino;
  • É norteadora para quem está iniciando os seus negócios e é balizadora para quem está no mercado enfrentando dificuldades para construir a tabela de medidas dos seus produtos ;
  • A principal orientação é adequação antropométrica das modelagens e padronização de produtos baseados no público-alvo da empresa;
  • Demonstrar ao público as principais medidas do corpo atendidas pela marca.

Quer entender melhor como irá funcionar a NBR 16933 na sua empresa? Criamos um infográfico com tudo o que você precisa saber sobre a nova norma, e como sua empresa pode aderir!

BAIXAR INFOGRÁFICO

Post Author: etiquetacerta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.