fbpx
Site Loader

O uso da sua marca nas etiquetas de seus produtos têxteis acompanham a necessidade de fazer o registro do nome e logo no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Recebemos muitos questionamentos sobre como fazer esse registro, então resolvemos listar algumas dicas para que você possa realizá-lo.

1º – Antes de tudo é importante que você faça uma pesquisa prévia, para verificar se o nome escolhido para a sua marca já não esteja protegido por terceiros, isso evita que o registro de marca seja negado pelo INPI.

2º Para iniciar o registro de marca, você deve iniciar o cadastro no site do INPI e emitir a guia de recolhimento da união (GRU), após o pagamento desta guia é liberado o acesso ao portal E-Marcas para que você inicie o preenchimento do formulário online.

3º Ao solicitar o registro, você deve usar o sistema de classificação para especificar os bens e/ou serviços de sua empresa. Assim como é importante fazer uma pesquisa prévia sobre o nome escolhido, é importante selecionar a categoria que melhor se enquadram seus produtos e serviços, pois se errar a classificação seu pedido será negado e você perderá o investimento realizado nas taxas pagas.

4º Durante o andamento do processo, outros documentos podem ser exigidos, por isso é importante acompanhar o processo e sempre consultar a Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada sempre às terças-feiras.

A marca, assim que aprovada pelo INPI, tem validade de 10 anos e o registro pode ser renovado sucessivamente, desde que você a use e pague as taxas de manutenção.

Vale mencionar que você pode fazer o registro sozinho ou contratar um escritório especializado para acompanhar e te ajudar nesse processo.

Se você quer conhecer o sistema Etiqueta Certa e como o desenvolvimento das etiquetas será mais seguro e produtivo com ele, entre em contato conosco pela nossa aba “Contato” ali em cima ou clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.

Post Author: etiquetacerta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.