fbpx
Site Loader

A etiqueta de composição é usada amplamente na Indústria Têxtil para indicar informações importantes sobre as peças fabricadas como roupas, artigos de cama, tolhas e lençóis, cortinas e outros artigos têxteis.

Estas etiquetas são impressas em material têxtil e costuradas nas peças dando visibilidade ao consumidor sobre as informações e cuidados específicos de um produto.

Quem trabalha na indústria costuma ter uma pouquinho de implicância com a etiqueta de composição do produto, para não dizer um pouquinho de raiva.

A verdade é que a etiqueta  não é o core business das confecções e marcas. Essas empresas precisam se preocupar em criar, produzir e vender os produtos e, muitos, acreditam que a etiqueta acaba sendo um custo a mais no produto e no processo.

Mas, não é bem assim, e vamos te explicar o porquê.


IMPORTÂNCIA DA ETIQUETA NA PEÇA

O primeiro ponto a se refletir é que não ter um padrão as vezes pode sair mais caro do que ter um padrão.

Por exemplo, para uma confecção que produz para várias marcas diferentes (private label), seguir padrões diferentes de etiqueta dá muito mais trabalho no desenvolvimento e na gestão do processo, do que seguir um padrão único já estabelecido e solicitado por todos.

Além disso a etiqueta tem outras funções:

  • Ela é o manual de uso da peça, é o único instrumento que orienta o consumidor sobre o produto, sendo solicitada tanto pelo regulamento de etiquetagem, quanto pelo código de defesa do consumidor.

Nela o consumidor tem as informações sobre a matéria-prima, como cuidar do produto, se aquela peça é do seu tamanho ou não e quem procurar em caso de algum problema.

  • Também é um meio de preservar as empresas sérias da concorrência desleal de produtos menos nobres; pois é um meio de impedir a entrada no País de produtos com classificações divergentes e a sonegação de impostos.

Por exemplo, imagine um contêiner na alfândega com um carregamento de  echarpes. Nas etiquetas destas peças a composição informada é de 100% seda porém, na verdade após análise é comprovado que as echarpes feitas totalmente de poliéster (uma fibra mais barata que possui outras classificações tributárias). Nesse caso a etiqueta é uma forma de confrontar as documentações e permitir que os ficais questionem e tomem as devidas providencias.

Bom, agora que você sabe que a etiqueta não é vilã, mas sim um instrumento importante para o consumidor e para o seu negócio, é preciso se atentar para sempre desenvolver as etiquetas dos seus produtos corretamente e seguindo as normas e regulamentações.


REGULAMENTAÇÃO

As etiquetas e as informações que nela constam são regulamentadas pelo INMETRO e qualquer divergência em uma de suas etiquetas em relação ao que é estabelecido por lei podem lhe causar custos com multas, retrabalhos e devolução de pedidos pelos seus clientes.

Para te ajudar a desenvolver a etiqueta certa, desenvolvemos um manual em formato de e-book que vai te guiar em como fazer a etiqueta certa.

Achou útil esse post? Compartilhe!

E se você quer conhecer o sistema Etiqueta Certa e desenvolver etiquetas de maneira mais produtiva e segura, entre em contato conosco pela nossa aba “Contato” ali em cima ou clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.

Post Author: etiquetacerta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.