
A etiqueta de composição está presente em todas as peças de vestuário para indicar informações importantes sobre as peças fabricadas como roupas, artigos de cama, tolhas e lençóis, cortinas e outros artigos têxteis.
As etiquetas costumam ser impressas em material têxtil e costuradas nas peças ou até mesmo estampadas nas roupas. O importante é que a etiqueta tenha informações sempre visíveis para o consumidor consultar as informações e os cuidados específicos do produto.
Confira os materiais mais usados na fabricação das etiquetas de nossas roupas:

– Etiqueta de Nylon: a opção mais utilizada e com melhor custo benefício para as marcas e consumidores, podendo ser impressas em várias cores, larguras, frente e verso. A Etiqueta de Nylon é popularmente classificado em dois tipos: Nylon Resinado conhecido como tafetá ou PEBD, e Nylon Calandrado também conhecido como nylon emborrachado.
– Etiqueta de TNT: aplicado em larga escala na produção de etiquetas por seu baixo custo e menor prazo de produção, a etiqueta de TNT apresenta baixa resistência à lavagem e é mais “duro” ao toque do consumidor.
– Etiqueta de Tyvek: fabricado pela Du Pont, o Tyvek é também um não-tecido de fibras de polietileno. Reciclável e atóxico, a etiqueta de Tyvek apresentam durabilidade e resistência à condições severas, durando tanto quanto a peça.
– Etiqueta de Papel Sintético: este material imita o papel. A etiqueta de papel sintético apresenta toque suave, baixo custo, boa resistência a rasgos e impermeabilidade porém, mesmo sendo comum e amplamente usada, esta etiqueta pode não ser tão resistente à lavagem.
– Etiqueta de Cetim: de material nobre, maleável e suave, garante etiquetas mais agradáveis ao toque. A Etiqueta de cetim apresenta um alto brilho e garante uma boa resolução da imagem impressa. Por ser uma matéria prima mais cara, é normalmente utilizada em produtos premium.
– Etiqueta de Silicone: transparente e com toque suave, a etiqueta de silicone apresenta um ótimo toque quando em contato com a pele. Este material é uma ótima escolha para linhas de lingerie, praia, fitness e produtos antialérgicos.
– Etiqueta de Silk: impressa em tela com tinta vazada, a etiqueta em silk é feita por meio de um processo de serigrafia diretamente sobre o tecido da peça de vestuário. Este tipo de processo deixa a etiqueta de composição incorporada no produto, com durabilidade e resistência variável de acordo com o tipo de tinta utilizada.
– Etiquetas Transfers: a etiqueta transfer é aplicada sobre o tecido sob efeito de calor e pressão de um prensa térmica, fazendo com que a imagem impressa seja facilmente aderida à peça. É uma etiqueta confortável e leve por não criar atrito entre o material e o corpo.
Independente do tipo de material escolhido para a etiqueta de composição da sua marca, é preciso seguir algumas normas e regulamentos da ABNT e do INMETRO para o desenvolvimento da imagem a ser impressa em suas etiquetas. Saiba mais sobre a legislação das etiquetas.
E se você quer conhecer o sistema Etiqueta Certa e desenvolver etiquetas de maneira mais produtiva e segura, entre em contato conosco pela nossa aba “Contato” ali em cima ou clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.
