fbpx
Site Loader

As etiquetas de composição são um detalhe muito importante das nossas roupas e de outros produtos têxteis que precisam ser etiquetados. Nas etiquetas, encontramos as informações essenciais e diretrizes de cuidados do produto.

Essas informações precisam ser apresentadas utilizando um MEIO, esse meio pode ser:  uma Etiqueta, um Selo, um Rótulo, um Decalque, um Carimbo ou uma Estampa, desde que seja indelével e permanente, isso significa que não pode soltar do produto e deve acompanhá-lo durante toda a sua vida útil. Saiba mais sobre os tipos de materiais usados na produção de etiquetas de composição.

Segundo a legislação brasileira, os produtos têxteis de procedência nacional ou estrangeira (importados), destinados a comercialização, deverão apresentar obrigatoriamente as seguintes informações em qualquer ordem:



INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS DA ETIQUETA TÊXTIL

  • Razão social, nome da empresa responsável pelo produto e/ou marca registrada no órgão competente do país. Para saber mais acesse: http://www.inpi.gov.br/
  •  Respectiva identificação fiscal (CPF ou CNPJ);
  • País de origem de fabricação;
  • Composição, com o nome da fibra + percentual em massa;
  • Cuidados para conservação do produto (símbolos e/ou textos) segundo a Norma NM ISO 3758: 2013 Têxteis da ABNT;
  • Tamanho ou dimensão do produto, conforme o caso.

Na imagem a seguir, você vê um exemplo de layout de uma etiqueta correta

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

Os dados da Etiqueta Certa foram utilizados apenas como exemplo para ilustrar, no caso das etiquetas dos seus produtos devem ser utilizados os dados da empresa responsável pelo produto.


A legislação também permite que as informações obrigatórias sejam colocadas em um ou mais meios, ou seja, é possível ter várias etiquetas no mesmo produto, com as informações obrigatórias divididas nessas etiquetas. Por exemplo: em uma camiseta, você pode ter no centro da gola uma etiqueta com o nome da marca e tamanho da peça, e na lateral você pode costurar outra etiqueta com a composição, cuidados de conservação, país de origem e CNPJ.

Não é preciso repetir as informações, mas recomenda-se que mesmo utilizando uma etiqueta de marca e tamanho em uma localização visível para o cliente, a empresa também tenha uma etiqueta completa, com todas as informações obrigatórias fixadas na peça.

Por que isso? 

Porque é possível que durante o processo de distribuição ou até mesmo na loja, alguma etiqueta se desprenda e o produto fique com informações incompletas. E, segundo a legislação de etiquetas, a ausência de alguma informação obrigatória é motivo de multa grave (mas isso é só uma recomendação).


TIPOGRAFIA E CARACTERES

O regulamento de etiquetagem têxtil também estabelece tamanhos mínimos de tipografia e caracteres:

– Todas as letras presentes na etiqueta devem ter, no mínimo, 2 mm de altura, ou seja, pode ter mais que 2 mm, mas nunca ter menos.

– Todos os caracteres das informações obrigatórias devem estar em igual destaque, em mesmo tamanho e largura. Ou seja, não pode haver na etiqueta letras maiúsculas e outra minúsculas ou uma parte em negrito ou itálico e a outra parte normal.

– Os símbolos de cuidados de conservação deverão estar inscritos em um quadrado imaginário de, no mínimo, 16 mm²Lembre-se, economizar espaço nessa hora pode te trazer mais custo do que economia!! 

Essas informações foram retiradas da atual Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis aprovado através da Portaria Inmetro n° 296, de 12 de junho de 2019. Clique aqui para download do regulamento completo. Achou útil esse artigo? Compartilhe!

E se você quer conhecer o sistema Etiqueta Certa e desenvolver etiquetas de maneira mais produtiva e segura, entre em contato conosco pela nossa aba “Contato” ali em cima ou clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.


Post Author: etiquetacerta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.